Título Original: Scientists debunk Australian swine flu theory
ABC – http://www.abc.net.au/news/stories/2009/05/16/2572325.htm
Por: não-assinada
16 de maio de 2009 — Uma rede global de cientistas rejeitou a teoria de um cientista de Canberra de que o vírus da gripe suína veio de um laboratório.
Ex-pesquisador virologista da Universidade Nacional da Austrália, Adrian Gibbs, diz que os marcadores genéticos sugerem que a combinação dos genes no vírus não foi um evento natural.
Mas a Organização Mundial de Saúde (OMS) diz que é provável que o vírus tenha evoluído naturalmente.
A OMS afirma que o Sr. Gibbs tinha uma teoria crível de que os genes do H1N1 vieram de um laboratório.
O diretor geral assistente da OMS para segurança da saúde, Keiji Fukuda, disse que uma outra equipe de cientistas que trabalham com vírus humanos e de animais foi chamada.
"O outro grupo de cientistas sentiu que a hipótese original não se mantém face à escrutínio, e é dessa forma que o processo científico pode funcionar no contexto desse tipo de emergência de saúde pública," disse ele.
Dr. Fukuda afirmou que ansiedade pode ter sido gerada devido à notícias na mídia de acidente de laboratório, mas diz que a OMS continuará disponibilizando informações sobre o vírus e abordando abertamente questões críveis que possam ser levantadas.
Dr. Fukuda disse que vários cientistas internacionais analisaram a teoria.
"Baseado nessa avaliação de todos os laboratórios, a conclusão a que este grupo de cientistas chegou é que eles sentem que a hipótese não se mantém face à escrutínio," disse ele.
"A evidência sugere que esse vírus é de ocorrência natural e não um vírus derivado de laboratório."
Pingback: Gripe Suína pode ser erro humano; OMS investiga a afirmação (Update 1) | Gazetilha